Saturday 29 November 2008

Recession in the UK

Já é mais que oficial que o Reino Unido entrou em recessão, coisa que Portugal está há muitos anos (deste sempre me lembro dessa palavra, hehe), mas aqui é grande novidade, e estão todos muito assustados, com razão claro. Tudo começou no ano passado com o mercado imobiliário a cair, depois os bancos, etc. Só para terem ideia de como o mercado imobiliário caiu aqui, nas melhores zonas aqui de Londres, o preço das casas baixou em media £100k (em Westminster e em Kensington & Chelsea), ontem vinha no jornal uma casa que há um ano atrás estava no mercado por £3m e hoje está por £1.8, quase 50% menos. Bom mas também é preciso frizar que o preço das casas aqui super "over-rated", e que no ano passado o preço estava no auge, com constante subida desde há muitos muitos anos atrás.
Mas voltando á crise, o modo com que o Chancellor of the Exchequer (o Sr das finanças aqui do sitio) Alistair Darling a quer combater é deveras interessante, enquato em Portugal, se fazem cortes aos gastos publicos, não se pode fazer isto ou melhorar aquilo porque estamos em crise, aqui vai ser diferente, o que o governo vai fazer é arranjar milhares de milhões de libras e gastar para deste modo tentar relançar a economia.
Alguns numeros: o governo vai pedir emprestado £78biliões este ano e £118biliões no próximo ano para relançar a economia, £3biliões vão ser gastos em escolas, estradas e em medidas para melhorar a eficiencia na energia, o IVA vai baixar de 17.5% para 15%, o valor mais baixo permitido para a Europa, pessoas com ordenados superiores a £150k por ano vão pagar 45% em impostos a partir de 2010. Mas nem tudo são rosas, e o Sr Darling está a ser bastante criticado pela oposição, acusando-o de estar a fazer disto mais um gesto eleitoral (eleições próximo ano) do que realmente combater a crise.
Os numeros que vos disse são as boas novidades que vão acontecer, mas há sempre um "downside", e esse é: aumento de 0.5% em todos os escalões do NI (National Insurance -» Segurança Social) a partir de 2011, aumento de £120 por ano no NI para pessoas a ganhar mais de £20k por ano, que é mais de metade da população em Inglaterra, o preço dos combustiveis vão subir 2p (+ou- 0.24centimosno Euro) já na 2ªfeira (01Dez2008) que é quando o IVA baixa para os 15%, isto pelo que ele diz para balançar as contas, e o preço dos combustiveis não vai poder baixar, por muito que o petroleo baixe, e por fim o imposto sobre o tabaco e o alcool vais também subir, bem este para mim pessoalmente nem é um "downside", mas ponho aqui porque é subida de imposto.
E pronto, isto é só uma ideia de como o governo aqui está a reagir á crise. O que achei mesmo interessante foi o pensamento do género: "Ai estamos em crise?! Vamos então baixar o IVA 2.5% e vamos pedir £682biliões para relançar o país."

A ver vamos. Só o tempo o dirá. Ah, e isto foi no "pre-budget" (pre-orçamento) para 2009, apesar da medida do IVA já estrar em vigor na 2ªfeira, apenas uma semana de ter sido anunciada. E só por curiosidade, muitas lojas já baixaram 2.5% o preço dos produtos desde ontem, como forma de promoção, incluindo a loja onde trabalho. Temos agora alguns preços estranhos, a não acabar em .99, ou .49, hehe.



2 comments:

O Pais já vai!!! said...

Pensa de forma positiva, numa tarde de sol, já consegues imaginar que estás em Portugal...

Fernando Batista said...

Estou a morar com a a minha esposa e filha em Great Yarmouth desde 10/2007 e consegui entrar para a NHS como Support Worker, resumindo a minha vida progrediu mais em 18 meses do que em 15 anos de casado e de vida financeira em Portugal.

Sim, estamos em "CRISE" mas as oportunidades sao mais que muitas assim haja forca de vontade e dedicacao...

E so agarrar essas ditas oportunidades...

Parabens pelo blog.

Fernando Batista
Great Yarmouth
England